A 32.ª Volta ao Alentejo em bicicleta, na estrada entre 26 e 30 deste mês, vai ter 150 ciclistas de 18 equipas e quase 900 quilómetros, com início em Castelo de Vide e chegada a Évora.
A edição deste ano mantém o figurino do ano passado, mas o diretor da “Alentejana”, Joaquim Gomes, admitiu hoje inscrever a prova na União Ciclista Internacional “com a categoria que já teve anteriormente” para “permitir a presença de grandes nomes”.
“É legítimo pensar” nesse cenário em 2016 ou 2017, afirmou o responsável, ressalvando que essa aposta teria de ser feita “num outro contexto estratégico, que tem a ver com a própria situação económica do país”.
O diretor da “Alentejana” falava aos jornalistas, no Palácio D. Manuel, em Évora, no final da apresentação oficial da 32.ª Volta ao Alentejo em bicicleta, organizada pela Podium (ex-PAD) e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
Uma das novidades da edição deste ano é o facto de a cidade de Évora voltar constar da lista de localidades que recebem a prova, após três anos de interregno.
Tal como no ano passado, participam 10 equipas portuguesas, das quais seis são do escalão continental (OFM - Quinta da Lixa, Rádio Popular - Onda, LA Alumínios - Antarte, Efapel - Glassdrive, Louletano - Dunas Douradas e Banco BIC – Carmin).
As restantes quatro equipas portuguesas são do escalão sub-23 (Anicolor, Liberty Seguros - Santa Maria da Feira - KTM, Maia - Bicicletas Andrade e Cartaxo – C.C. JM Nicolau).
A lista das equipas participantes fica completa com oito estrangeiras (a checa Etixx, as norte-americanas Team Optum e USA Cycling, a equatoriana Team Ecuador, a espanhola Euskadi, as norueguesas Team Oster Hus e Team Fixit.No e a polaca BDC Marcpol).
A primeira etapa da “Alentejana” liga Castelo de Vide a Marvão, num total de 167 quilómetros, sendo que a chegada coincide com um prémio de montanha de 2.ª categoria.
No segundo dia da prova, os corredores vão fazer 193 quilómetros, entre Sousel e Montemor-o-Novo, estando a meta instalada pela primeira vez junto ao castelo da cidade.
Para o terceiro dia, está guardada a tirada mais longa da edição deste ano da “Alentejana”, que vai passar as duas centenas de quilómetros e ligar Redondo a Mértola.
Os ciclistas vão partir, no penúltimo dia de Volta ao Alentejo, de Odemira para 160 quilómetros até Santiago do Cacém.
A derradeira etapa começa em Alcácer do Sal e termina em Évora, com um percurso de 171 quilómetros, estando a meta instalada na Praça do Giraldo, considerada a sala de visitas da cidade.
Nas 32 edições da “Alentejana”, nunca nenhum ciclista conseguiu vencer a prova por duas vezes.