A União Ciclista Internacional (UCI) manifestou hoje, em comunicado, o seu apoio à equipa Sky, que decidiu afastar da competição o colombiano Sergio Henao, cujas análises internas apresentaram valores “anómalos”.

“A UCI apoia, como questão de princípio, as equipas que desenvolvam a política de seguir de perto os seus desportistas. Se alguma equipa tem alguma dúvida sobre algum deles, a ação mais apropriada é afastar o corredor do seu calendário de competições enquanto se realizem as investigações oportunas”, pode ler-se no comunicado da UCI.

Dave Brailsford, diretor da Sky, explicou numa nota que a decisão de afastar Henao se deve a uns valores “anómalos” detetados num controlo interno da equipa e que os responsáveis da formação britânica atribuem a um estágio em altitude do colombiano na sua localidade natal, Rionegro, situada a mais de 2.000 metros de altitude.

A Sky iniciou uma investigação com especialistas independentes que analisarão os efeitos da estância em altitude, depois de um período prolongado ao nível do mar, em desportistas que nasceram em povoações situadas em altitude.

No seu programa interno, a equipa britânica analisa mensalmente o perfil fisiológico de cada um dos seus corredores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.