Luka Mezgec (Giant-Shimano) superiorizou-se hoje a um pelotão de estrelas para impor-se na primeira etapa da Volta à Catalunha e assumir a liderança da prova.

O ciclista de 25 anos foi o melhor no final dos 169,7 quilómetros, com início e final em Callela, impondo-se ao australiano Leigh Howard (Orica GreenEdge) e ao francês Julian Alaphilippe (Omega Pharma-QuickStep) no "sprint" final.

Com esta vitória, Mezgec, que cumpriu a primeira etapa em 04:09.13 horas, assume-se como um dos novos talentos a ter em conta nas chegadas em velocidade, apenas três dias depois de ter vencido a "clássica" Handzame na Bélgica.

A tarefa do jovem esloveno é tão mais difícil, uma vez que o pelotão da Volta à Catalunha é, talvez, o melhor desta temporada, já que reúne entre os participantes alguns dos mais importantes ciclistas mundiais, entre os quais estão os últimos dois vencedores da Volta a França, os britânicos Chris Froome e Bradley Wiggins, ambos da Sky, e o "regressado" espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

A primeira tirada da prova catalã, que foi animada pela fuga de Romain Lemarchand (Cofidis) e Boris Vallee (Lotto Belisol), viu a grande maioria do pelotão chegar à meta com o mesmo tempo do vencedor, tal como aconteceu aos portugueses Bruno Pires (71.º) e Sérgio Paulinho (151.º), da Tinkoff-Saxo.

Graças às bonificações, Mezgec lidera com quatro segundos de vantagem em relação a Howard e seis relativamente a Alaphilippe, com os representantes nacionais a terem uma diferença de 10 segundos para a camisola amarela.

Na terça-feira, disputa-se a segunda etapa da prova do WorldTour, 168 quilómetros entre Mataró e Girona.