A seleção portuguesa de sub-23 vai competir em três clássicas europeias durante o mês de abril, tendo como objetivo a qualificação para o Mundial de Ponferrada, Espanha, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
O selecionador nacional de estrada, José Poeira, convocou António Barbio (Anicolor), Rafael Reis (Banco BIC-Carmim), Leonel Coutinho e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), Nuno Bico e Ricardo Ferreira (Rádio Popular) para os compromissos de abril, que se iniciam no dia 16, em França, com La Côte Picarde, prova da Taça das Nações de Sub-23.
As restantes provas em que a equipa lusa vai participar são a Liège-Bastogne-Liège de sub-23, no dia 19, na Bélgica, e o GP Palio del Recioto, no dia 22, em Itália.
“São das melhores provas do mundo para sub-23. O nível é muito elevado e é neste patamar que gosto de ter os nossos corredores a competir. Não é fácil obter bons resultados, mas é possível”, disse José Poeira, citado em comunicado.
O objetivo imediato passa por assegurar a qualificação de Portugal para as provas de sub-23 do Campeonato do Mundo de Estrada, que se realiza em setembro, em Ponferrada, Espanha, o que implica colocar um corredor nos 15 primeiros de La Côte Picarde.
Se tal acontecer, a seleção portuguesa da categoria garante a presença de três ciclistas em Ponferrada.
“O grupo de corredores que selecionei tem qualidade. Apesar da qualidade dos adversários, o resultado depende muito da forma como consigam encarar esta responsabilidade, até porque a aprendizagem como corredores de alto nível também se faz vencendo desafios com elevado grau de responsabilidade”, sublinhou o selecionador.
A qualificação para o Mundial faz-se pontuando na Taça do Mundo ou, em caso de insucesso, será necessário esperar pelo ranking europeu de sub-23.
A seleção nacional também aposta nesta segunda hipótese, motivo pelo qual o calendário apresenta outros compromissos internacionais prévios ao Campeonato do Mundo: a Ronde de Lisard, a Volta a Berlim, a Volta a Madrid, o Campeonato da Europa e a Volta a França do Futuro.
O destaque do calendário vai para o regresso da equipa nacional à Volta a França do Futuro, que vai disputar-se de 23 a 30 de agosto, na qual a seleção portuguesa já não marcava presença desde 2010.