O suíço Fabian Cancellara (Trek) entrou hoje na história do ciclismo ao vencer pela terceira vez a Volta à Flandres, igualando o maior número de vitórias na clássica belga.

Ao ser mais forte no sprint, no final dos 259 quilómetros entre Bruges e Audenarde, Fabian Cancellara juntou-se ao restrito grupo de seis ciclistas que já venceu o “monumento” do ciclismo europeu por três vezes.

Depois de ter vencido em 2010 e 2013, o suíço igualou os belgas Achille Buysse (1940, 1941 e 1943),Eric Leman (1970, 1972 e 1973), Johan Museeuw (1993, 1995 e 1998) e Tom Boonen (2005, 2006 e 2012) e o italiano Fiorenzo Magni (1949, 1950 e 1951).

“Foi muito difícil. Passei mal por duas vezes quando eles [Van Avermaet, Vanmarcke] atacaram. Foi simplesmente fantástico quando cortei a linha de meta. Repetir um sucesso, é ainda mais bonito. Não tenho palavras para qualificar isto”, reconheceu o ciclista da Trek, que dá um importante triunfo à sua equipa.

“Spartacus”, como é conhecido, teve mais velocidade final do que os três homens da “casa” que o acompanhavam, relegando Greg Van Avermaet (BMC) para segundo, Sep Vanmarcke (Belkin) para terceiro e Stijn Vandenbergh (Omega Pharma-Quickstep) para quarto.

“Lamento pela Bélgica, porque derrotei três ciclistas belgas, mas estou muito feliz”, disse depois de cortar a meta com o tempo de 6:15.25 horas.

A vitória de Cancellara foi um misto de força e perícia, já que o ciclista de 33 anos soube ler a corrida, esperando pela dificuldade final do percurso, situada a 12 quilómetros da meta, para lançar a perseguição a Van Avermaet e Vandenburgh, que seguiam isolados.

Com apenas quatro homens na frente, o suíço fez valer a sua experiência para sobreviver às acelerações finais dos adversários e ter força para ser o primeiro no sprint.

Apesar da perseguição final encetada pela Omega Pharma-Quickstep, o grande favorito, Tom Boonen, foi apenas sétimo, a 35 segundos do vencedor, com o norueguês Alexander Kristoff (Katusha) a ser o primeiro depois do quarteto, a oito segundos.

Na próxima semana, Fabian Cancellara tem a possibilidade de juntar mais uma linha ao seu currículo na Paris-Roubaix, a clássica que já venceu três vezes (2006, 2010 e 2013).

Fora da estrada, a Volta à Flandres é também notícia devido a um acidente que deixou uma mulher de 65 anos em estado muito grave.

A espetadora, cuja vida corre perigo segundo as autoridades locais, foi abalroada pelo ciclista Johan Vansummeren (Garmin) enquanto assistia à clássica na berma da estrada e foi de imediato transportada para o hospital, tal como o corredor, que ficou ferido na cabeça.