O presidente da União Ciclista Internacional (UCI) defendeu hoje a entrada de disciplinas como o BMX e o ciclocrosse no programa dos Jogos Olímpicos de inverno.

Brian Cookson, que dirige a instância responsável pelo ciclismo mundial há seis meses, considerou que o ciclocrosse seria “um acrescento ideal” para os Jogos Olímpicos de inverno, durante um discurso no fórum SportAccord, em Blek, na Turquia.

De acordo com o britânico, as competições de ciclocrosse têm lugar durante o inverno no hemisfério norte e oferecem oportunidades equivalentes de medalhas a homens e mulheres.

“Os custos das infraestruturas e de instalação de um circuito são mínimos e a regra do primeiro a cortar a linha de chegada é simples”, completou.

Para o presidente da UCI, o BMX, cuja versão livre não é olímpica, também seria uma disciplina que poderia “enriquecer” o programa dos Jogos Olímpicos de inverno, porque agrada aos jovens e é fácil de organizar.

Aproveitando o debate lançado este ano pelo presidente do Comité olímpico internacional (COI), Thomas Bach, que convidou todos os membros do meio desportivo a refletirem sobre o futuros dos Jogos Olímpicos, Brian Cookson já tinha sugerido que o judo, o badminton e o ciclismo de pista fossem transferidos para a competição de inverno, de modo a aligeirar o sobrecarregado programa de verão.