Uma jornalista das Ilhas Canárias filha de uma madeirense está a realizar a aventura “Sola em Bici”, pretendendo percorrer 34 países, sozinha de bicicleta, em nome da igualdade de género e pleno acesso das mulheres à educação.
A rota começou a 08 de março na África do Sul, vai durar cerca de dois anos, e Cristina Spínola disse à agência Lusa que parte hoje de Moçambique, considerando que “chegar a este país foi uma odisseia”.
“Pensei que Moçambique seria mais fácil, mas até agora não tem sido nada, desde que cruzei a fronteira e para chegar a Maputo tudo foi uma odisseia e sem ajuda nenhuma”, afirmou.
A jornalista sublinha que “as grandes cidades sempre são mais duras”, acrescentando que “nesta rota em bicicleta tudo pode mudar de um dia para outro, são as coisas da aventura”.
Falando das expectativas, Luísa Spínola estabeleceu como objetivo “chegar à Etiópia em julho com um ‘saco’ de coisas muito positivas apanhadas pelo caminho, experiências, gente interessante” que jamais pensou encontrar.
“O importante é a sensação de ter feito alguma coisa para que o mundo esteja melhor e já não me importa morrer pelo caminho, porque somente o facto de ter dado este passo, ter deixado tudo e começado esta aventura dá sentido a toda a minha vida. Sinto-me realizada pessoalmente e sem medos, totalmente livre”, declara.
Segundo Cristina Spínola, este é o sentido da vida que “todas as mulheres da terra devem fazer”, o que passa pela mudança de mentalidades e pela cultura.
“É por isso que um dos principais objetivos do projeto é lutar pelo acesso de todas as mulheres à educação, porque e muito fácil ser-se manipulado quando se é ignorante”, opina
A jornalista pretende percorrer, pedalando, cerca de 34 países, sozinha, numa bicicleta, sem equipa de apoio, testando as suas capacidades de sobrevivência.
Nesta primeira fase da rota, parte hoje de Moçambique, em direção ao oriente, percorrendo o continente africano pela costa leste até Eritreia, prevendo passar depois passar pela Arábia Saudita ou Iémen, por Omã até à Índia, terminando a primeira parte da viagem na Ásia.
Em janeiro de 2015, começará a segunda parte da rota, na Nova Zelândia, percorrendo todo o continente americano, desde a Califórnia até à Patagónia (Argentina).
A aventura finda em dezembro do próximo ano, em Barbados, com o regresso previsto a Canárias, à boleia num veleiro.
Toda a informação relacionada com esta nova aventura poderá ser acompanhada em www.solaenbici.com, através do “rutómetro”.
Ao longo desta rota, a jornalista vai também relatar as suas aventuras, os testemunhos de vida de mulheres e os casos de sucesso de igualdade de oportunidades, crónicas que irá publicando no site (www.solaenbici.com) e nas redes sociais, incluindo vídeos no ‘youtube’.