O ciclista português Tiago Machado, da NetApp-Endura, foi hoje décimo classificado na segunda etapa do Giro del Trentino, que passa a ser liderado pelo australiano Cadel Evans (BMC).

Com o décimo lugar na etapa, a 38 segundos do vencedor, o italiano Edoardo Zardini (Bardiani-CSF), Machado subiu ao quinto lugar da geral individual, a meros 24 segundos de Evans, que terminou em quarto, a 19 segundos do primeiro.

O ciclista português só descolou do grupo da frente nos metros finais da subida de primeira categoria que coincidia com a meta em San Giacomo di Brentonico, 164,5 quilómetros depois da partida em Limone sul Garda, perdendo pouco tempo para os principais favoritos, nos quais se inclui.

Edoardo Zardini foi mais forte do que todos, cortando a meta com o tempo de 4:25.39 horas, depois de atacar na subida final, sem que ninguém conseguisse acompanhá-lo.

As mexidas na corrida levaram Evans, vencedor do Tour2011, à liderança na geral, com nove segundos de vantagem sobre o vencedor da etapa e 17 sobre Przemyslaw Niemec (Lampre-Merida), segundo na tirada.

José Mendes (NetApp-Endura) caiu para a 17.ª posição da geral, depois de ser 26.ª na etapa, a 1.18 minutos do vencedor.