O ciclista português Tiago Machado, da NetApp-Endura, subiu esta quinta-feira ao terceiro lugar da geral do Giro del Trentino, em Itália, ao terminar em oitavo na quarta etapa, ganha pelo australiano Cadel Evans (BMC), que reforçou a liderança.
Na chegada a La Pozza (Roncone), um "muro" de 2,5 km com mais de 10 % de inclinação (2.ª categoria), Cadel Evans manteve um aceso duelo com o italiano Domenico Pozzovivo (Ag2r-La Mondiale) no último quilómetro, para terminar com três segundos de vantagem, após 4:43.43 horas de corrida.
O espanhol Mikel Landa e o italliano Michele Scarponi, ambos da Astana chegaram a nove e 18 segundos respetivamente.
Tiago Machado cruzou a linha 25 segundos depois de Cadel Evans, mas o resultado nesta tirada de 184,4 quilómetros iniciada em Mori permitiu-lhe saltar duas posições e instalar-se em terceiro, agora a 59 segundos do australiano, enquanto Pozzovivo é o segundo classificado, a 45.
Cadel Evans, vencedor da Volta a França de 2011, está agora a 175 quilómetros da vitória final, mas tem pela frente o mais difícil obstáculo da prova, já que a quarta e última etapa propõe uma contagem de montanha de primeira categoria no Campo Carlo Magno (km 42,8) e um final no Monte Bondone, após 19 quilómetros de subida de categoria especial.