A equipa australiana Orica venceu hoje a primeira etapa da Volta a Itália em bicicleta, um contrarrelógio coletivo de 21,7 quilómetros, marcado pela queda de alguns corredores da Garmin-Sharp, entre os quais o português André Cardoso.

Com uma média de 52,713 km/h, os ciclistas da Orica demoraram 24.42 minutos para cumprirem o percurso na capital norte-irlandesa Belfast, “oferecendo” a camisola rosa ao canadiano Svein Tuft, no dia em que festeja o seu 37.º aniversário.

"É uma forma incrível de celebrar o meu aniversário. Acabar assim, que sensação. Queria agradecer à minha equipa por me terem dado esta oportunidade", disse o líder da corrida.

A Omega-Pharma, do colombiano Rigoberto Uran, perdeu cinco segundos, enquanto a BMC, do australiano Cadel Evans, vencedor da Volta a França em 2011, completou o pódio, com mais sete segundos.

A etapa ficou marcada pela queda de alguns ciclistas da Garmin-Sharp, entre os quais o português André Cardoso e que originou a desistência do irlandês Daniel Martin, um dos candidatos aos lugares do topo.

André Cardoso, que seguia na roda do irlandês, que foi o primeiro cair, terminou o percurso a 5.57 minutos dos homens da Orica.

O canadiano Ryder Hejsdal, vencedor do Giro em 2012, também da Garmin-Sharp, cortou a meta 3.26 minutos depois do seu compatriota Tuft.

Entre os principais candidatos ao triunfo, o colombiano Nairo Quintana, da Movistar, perdeu 55 segundos, enquanto o espanhol Joaquin Rodriguez (Katusha) foi um dos derrotados do dia, ao perder 1.33 minutos.

No sábado, corre-se a segunda etapa, num percurso de 219 quilómetros, praticamente plano, com partida e chegada em Belfast.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.