O alemão Marcel Kittel (Giant-Shimano) ganhou hoje ao “sprint” a segunda etapa da Volta a Itália em bicicleta, disputada em Belfast (Irlanda do Norte), na qual o australiano Michael Matthews (Orica) ascendeu à liderança da geral.
Kittel, que celebra domingo o seu 26.º aniversário, bateu nos últimos metros de uma etapa de 219 quilómetros o francês Nacer Bouhanni (FDJ) e o italiano Giacomo Nizzolo (Trek Factory Racing), concluindo a tirada em 5:13.12 horas.
"Estou orgulhoso do que fizeram os corredores da minha equipa", declarou no final Kittel, que disputa este ano pela primeira vez o Giro.
Kittel já tinha ganho etapas da Volta a Espanha (uma em 2011) e da Volta a França (quatro em 2013).
Ao terminar no primeiro grupo, em oitavo, o australiano Michael Matthews ascendeu à liderança do Giro, "roubando" a camisola rosa ao seu companheiro de equipa na Orica, o canadiano Svein Tuft, que terminou entre o pelotão.
O português André Cardoso (Garmin Sharp) terminou a etapa no meio do pelotão, na 93.ª posição, a três segundos do primeiro grupo de 20 ciclistas.
No domingo corre-se a terceira etapa do Giro de Itália, a última na Irlanda, num total de 187 quilómetros entre Armagh (Irlanda do Norte) e Dublin (República da Irlanda). Na segunda-feira, os ciclistas viajam para Itália, onde a partir de terça-feira se disputa o resto da Volta.