A polícia irlandesa anunciou, esta segunda-feira, que descobriu uma bomba no sábado, em Dublin, algumas horas antes da passagem da Volta a Itália em bicicleta, e deteve um homem no domingo na sequência de investigações.

Segundo a Gadrai, a polícia local, o engenho foi descoberto "no parque de estacionamento de um hotel cerca das 21h00" de sábado, ou seja, na véspera do final da terceira etapa na capital irlandesa, ganha pelo alemão Marcel Kittel (Giant-Shimano).

O hotel, o Finnstown Country House situado na zona oeste da cidade, foi evacuado e esteve envolvido num perímetro de segurança até cerca das quatro horas da manhã, o tempo necessário para que a equipa de minas e armadilhas desativasse a bomba fabricada a partir de fertilizantes.

Segundo especialistas, a bomba poderia causar danos importante e fazia lembrar as técnicas utilizadas pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) em cerca de 30 anos de conflito na Irlanda do Norte.

Na sequência das investigações, a polícia deteve um homem de 55 anos, que ainda está sob custódia. O indivíduo é suspeito de ter ligações ao IRA-verdadeiro, uma fação dissidente do IRA, que se opõe ao processo de paz.