A última volta do circuito da quarta etapa da Volta a Itália em bicicleta, hoje em Bari, vai ser neutralizada por razões de segurança, anunciou a direção da corrida.
Deste modo, os tempos para efeitos de classificação geral serão tomados na penúltima passagem pela meta, não havendo a contabilizar bonificações no final da etapa nem no “sprint” intermédio na quarta das oito voltas ao circuito de 8,3 quilómetros desenhado em Bari.
Os responsáveis do Giro explicaram que a decisão foi tomada para garantir a segurança dos corredores devido a condições meteorológicas consideradas adversas num circuito que tem algumas curvas muito fechadas. Ao longo da etapa tem-se verificado a ocorrência de chuva fraca.
Ao longo quilómetros tirada (112 quilómetros), iniciada em Giovinazzo, alguns corredores falaram com representantes da organização e a Orica, equipa do camisola rosa, o australiano Michael Matthews, colocou-se simbolicamente na frente do pelotão reclamando a neutralização da etapa.
Não havendo bonificações, o final em pelotão compacto vai permitir a Matthews conservar a liderança da prova, após a quarta etapa, a primeira disputada em solo italiano depois de as três primeiras terem andado por estradas irlandesas.