O ciclista Diego Ulissi (Lampre-Merida) deu hoje o primeiro triunfo à Itália no Giro, ao conquistar a quinta etapa, num dia em que Michael Matthews (Orica-GreenEdge) sobreviveu à média montanha para continuar a liderar a geral.
Na primeira chegada de montanha da 97.ª edição da Volta a Itália, Ulissi foi melhor do que Cadel Evans (BMC), segundo classificado do Giro2013, e do que o colombiano Julian Arredondo (Trek), cumprindo os 203 quilómetros, debaixo de chuva e ventos fortes, em 5:12.39 horas, menos 3.33 minutos do que o português André Cardoso (Garmin).
O jovem de 24 anos, que já tinha vencido uma etapa no Giro há três anos, coroou-se depois de um último quilómetro emocionante, com sucessivos ataques por parte dos candidatos à geral e dos ciclistas mais rápidos que seguiam no grupo e que ambicionavam conquistar a etapa.
“Começar como grande favorito é sempre difícil. Hoje mostrei que estava preparado, por isso, estou a desfrutar do momento. Queria esta vitória contra os grandes nomes que estavam no final”, confessou o ciclista da Lampre-Merida, que foi um segundo mais rápido do que o primeiro pelotão, no qual seguiam os favoritos Nairo Quintana (Movistar), Joaquim Rodriguez (Katusha) ou Rigoberto Uran (Omega Pharma-Quickstep).
Ulissi aproveitou a ocasião para deixar um ataque aos apelidados “especialistas”, que acham que não é capaz de ser bem sucedido em percursos com mais de 200 quilómetros.
“Isso não é verdade. Já ganhei provas longas. Estou a tentar melhorar ano após ano e penso que os meus resultados o provam”, defendeu.
Antes da chegada a Viggiano, depois de uma subida de cinco quilómetros, com uma inclinação média de 4,6 por cento, que colocou o português André Cardoso na 82.ª posição, a tirada foi animada por uma fuga de 11 corredores, que chegou a ter seis minutos de avanço.
No entanto, a Orica-GreenEdge do camisola rosa Michael Matthews tomou conta da perseguição e, a 25 quilómetros de meta, a diferença já era inferior a um minuto.
Com a fuga anulada, o italiano Gianluca Brambilla (Omega Pharma-Quickstep) lançou um ataque no circuito final, mas foi apanhado à entrada do último quilómetro pelo esforço da Katusha, que queria levar Joaquim Rodriguez às bonificações.
Num "sprint" lançado por Evans, Ulissi destacou-se para conseguir o seu terceiro triunfo da época.
O camisola rosa chegou na sexta posição, mantendo por mais um dia a liderança da geral, que comanda com 14 segundos de vantagem sobre o seu colega Pieter Weening e 15 sobre o australiano da BMC.
Na quinta-feira, corre-se a sexta etapa, uma das mais longas desta edição do Giro (247 quilómetros), entre Sassano a Montecassino, onde a meta está situada depois de uma subida de 8,7 quilómetros, com uma pendente média de 5,1 por cento.