O ciclista australiano Cadel Evans (BMC) tomou hoje de assalto o poder da Volta a Itália, vestindo a camisola rosa no final da oitava etapa, ganha mais uma vez pelo italiano Diego Ulissi (Lampre-Merida).

Segundo classificado, atrás do compatriota Michael Matthews (Orica-GreenEdge), Evans aproveitou o difícil final da oitava etapa para assumir a liderança da geral, depois de ser quinto na tirada que consagrou pela segunda vez neste Giro o italiano Ulissi e na qual André Cardoso (Garmin) foi 31.º, a 03.47 minutos.

“Foi uma etapa duríssima, quase dramática. Vi as pernas muito cansadas no grupo de favoritos, tanto pela etapa de hoje, como pela tensão dos dias anteriores”, explicou o veterano australiano, que terminou com os seus grandes adversários, os colombianos Nairo Quintana (Movistar) e Rigoberto Uran (Omega Pharma-Quickstep) à vista.

O segundo classificado da edição de 2013 quer a todo custo vencer a 97.ª edição da “corsa rosa” – facto comprovado quando atacou num momento em que os seus adversários estavam no chão – e, por isso, com o auxílio da sua BMC fez as despesas da perseguição a Fabio Aru (Astana) na parte final da etapa, anulando o ataque do italiano e permitindo que a luta fosse restringida aos favoritos.

No primeiro dia de montanha da Volta a Itália, os candidatos vigiaram-se na subida final rumo a Montecopiolo, ficando a decisão reservada para os metros finais: primeiro atacou Pierre Rolland (Europcar), que entrou nos últimos 500 metros sozinho, depois foi a vez de Daniel Moreno (Katusha).

Isolado na frente no “muro” de 13 por cento de inclinação situado a 250 metros da meta, o espanhol viu Robert Kiserlovski (Trek) ultrapassá-lo e Diego Ulissi, especialista em subidas curtas e explosivas (o denominado “puncheur”), seguir-lhe na roda. No sprint a dois, o italiano levou a melhor, conseguindo a sua segunda vitória de etapa nesta edição.

O ciclista da Lampre-Merida cumpriu os 179 quilómetros entre Foligno e Montecopiolo, naquela que é tida como a mais dura etapa das duas primeiras semanas do Giro, em 4:47.47 horas, o mesmo tempo que demorou Kiserlovski.

Wilco Kelderman (Belkin) foi terceiro a seis segundos, chegando lado a lado com Nairo Quintana, enquanto Cadel Evans foi quinto a oito segundos, estando agora numa posição privilegiada, já que lidera a geral com 57 segundos sobre Uran e 01.45 minutos sobre o homem da Movistar.

“É difícil pensar na vitória no Giro, mas estou em muito boa posição”, disse o vencedor do Tour2011, de 37 anos, que, em 2002, foi o primeiro australiano a vestir de rosa.

Fora da corrida está também o lesionado Michele Scarponi, vencedor do Giro2011, que terminou a etapa a mais de nove minutos, bem depois do português André Cardoso, que agora é 44.º a 14.48 minutos.