A 76.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai terminar a 10 de agosto no centro de Lisboa, anunciou hoje a organização da corrida, realçando que a 10.ª e última etapa vai homenagear Joaquim Agostinho.

A capital portuguesa já acolheu 92 vezes finais de etapas e foi “palco” da consagração em 39 ocasiões, repetindo o protagonismo, na Avenida da Liberdade, junto à praça do Marquês de Pombal.

“É com muita satisfação que recebemos o final da Volta a Portugal de 2014, proporcionando a todos os amantes do ciclismo as imagens únicas que só a nossa cidade consegue oferecer. Lisboa é uma cidade apaixonante e de paixões e no dia 10 de agosto voltaremos a viver essa história de amor entre a capital de Portugal e o ciclismo”, afirmou o presidente do município lisboeta.

Citado pela organização da corrida, que vai ser disputada entre 30 de julho e 10 de agosto, António Costa assinala ainda que “a 76.ª edição da Volta a Portugal encerra com chave de ouro, em Lisboa, onde verdadeiramente faz sentido terminar sempre a etapa de consagração da prova-rainha do ciclismo português”.

No mesmo comunicado, a organização dá conta de que a 10.ª e última etapa da Volta vai servir para homenagear Joaquim Agostinho, que morreu a 10 de maio de 1984, com a passagem do pelotão pela estátua do antigo corredor, em Torres Vedras, 30 anos após a sua morte.

“É muito importante para que a memória de Joaquim Agostinho viva em todos os que tiveram oportunidade de acompanhar a carreira do corredor de Brejenjas. Mas sobretudo que desperte a atenção dos mais novos para um dos maiores corredores de todo o pelotão mundial”, frisou o diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes.

A 76.ª edição da Volta a Portugal vai começar em Fafe, com o contrarrelógio individual do prólogo, e termina em Lisboa, tendo ainda finais de etapa em Castelo Branco, Maia, Braga, Santo Tirso e Montalegre.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.