O jovem ciclista colombiano Nairo Quintana (Movistar) é o virtual vencedor do Giro de Itália, mantendo confortável vantagem após a penúltima etapa, vencida pelo australiano Michael Rogers (Tinkoff Saxo).
Depois de se ter imposto com classe no “crono” de sexta-feira, Quintana não teve problemas na etapa entre Maniago e o mítico Monte Zoncolan, de 167 quilómetros, mantendo os 3.07 minutos para o compatriota Rigoberto Uran Uran (Omega Pharma).
O português André Cardoso (Garmin) foi 39.º, a 8.09 minutos, e caiu um posto, para 20.º, a 51.09.
Michael Rogers triunfou isolado, com 4:41.55 horas, deixando os italianos Franco Pellizotti (Adroni Giocattoli) e Francesco Bongiorno (Bardiani CSF) a 38 e 49 segundos, respetivamente. O líder e o seu perseguidor chegaram a mais de quatro minutos.
A etapa voltou a confirmar o domínio colombiano no Giro, sendo que Quintana, de apenas 24 anos, se prepara para fazer história, pois, apesar da qualidade do país no ciclismo, nunca um compatriota venceu a Volta a Itália em bicicleta.
Sem ninguém que ameaçasse as suas posições na geral, Quintana e Urán protagonizaram emocionantes 10 últimos quilómetros na subida ao Zoncolan, com partes com 22 por cento de desnível, tendo ultrapassado vários dos 18 ciclistas que protagonizaram a fuga do dia, que chegou a deter quase oito minutos de vantagem.
O australiano Cadel Evans, os italianos Fabio Aru e Domenico Pozzovivo e o francês Pierra Rolland não aguentaram o ritmo da dupla colombiana.
Os últimos 169 quilómetros da Volta a Itália serão disputados domingo, entre Gemona e Triste.