O ciclista David Rosa terminou hoje na 19.ª posição do Campeonato da Europa de cross country olímpico (XCO), em St. Wendel, na Alemanha, naquele que foi o melhor resultado de sempre de um português.

O corredor de Fátima melhorou o 24.º lugar conquistado na prova de elite do Europeu de 2013, concluindo a prova a 5.01 minutos do francês Julien Absalon, que se sagrou bicampeão da Europa.

“O David andou no grupo que discutiu o 11.º primeiro lugar, não conseguiu responder a dois ataques na fase final, mas concluiu nos 20 primeiros e melhorou a desempenho relativamente ao ano passado, que era o objetivo delineado desde o início para a nossa participação neste Campeonato da Europa”, explicou o selecionador português, Pedro Vigário, em declarações à assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O campeão luso de XCO, Mário Costa, foi o outro representante da seleção portuguesa na elite masculina em St. Wendel, concluindo a prova no 43.º posto, a 12.19 minutos de Absalon, enquanto Joana Barbosa desistiu na competição feminina, quando seguia na 39.ª posição.