O ciclista português Rui Costa iniciou hoje a defesa do título na Volta à Suíça com um 28.º lugar no contrarrelógio da primeira etapa, em Bellinzona, perdendo 42 segundos para o vencedor, o alemão Tony Martin.

Rui Costa, atual campeão do Mundo e vencedor das duas últimas edições da Volta à Suíça, apresenta-se aqui como chefe-de-fila da Lampre-Merida, equipa por quem também alinha Nélson Oliveira, 79.º, a 1.07, neste curto contrarrelógio de 9,4 quilómetros.

Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep) concluiu o percurso em 13.48,08, deixando o holandês Tom Dumoulin (Team Giant) a seis segundos e o australiano Rohan Dennis (Garmin) a 13.

Com mais três segundos cortou um dos favoritos à vitória final, o suíço Fabian Cancellara, que aqui comanda a Trek Factory. Logo a seguir, outro dos principais candidatos, o italiano Domenico Pozzovivo (AG2R), a 19 segundos.

Em plano mais fraco, além de Rui Costa, destacam-se o inglês Bradley Wiggins, da Sky, 14,º, a 32 segundos, o checo Roman Kreuziger (Tinkoff-Saxo), 15.º a 33, e o australiano Cadel Evans, da BMC, 63.º, a 56.

André Cardoso (Garmin), o outro luso na competição, terminou o contrarrelógio em 149.º, a 1.40 do primeiro do dia.

Domingo, na segunda etapa, já há montanhas de categoria especial (HC) - nada menos que duas, ao logo do 182 quilómetros de Bellinzona a Sarnen, com o Gothardpass e o Grimselpass.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.