O Presidente da República, Cavaco Silva, felicitou esta segunda-feira o ciclista Rui Costa, pelo "extraordinário resultado" alcançado ao vencer no domingo, pela terceira vez consecutiva, a volta à Suíça em bicicleta, sublinhando que se trata de um feito inédito.

"Ao tomar conhecimento de que venceu pela terceira vez consecutiva a Volta à Suíça, quero felicitá-lo pelo extraordinário resultado alcançado. É o primeiro a conseguir alcançar esse feito, de triunfar pela terceira vez consecutiva numa prova de categoria mundial", lê-se na mensagem enviada por Cavaco Silva.

Para o chefe de Estado, "a vitória obtida é sinónimo de muito trabalho, dedicação e determinação, fatores essenciais ao êxito desportivo" e "contribui para a valorização do desporto em Portugal".

"O título que alcançou vem confirmar uma carreira caracterizada, nos últimos anos, por vários triunfos em provas nacionais e internacionais, nomeadamente o título de campeão mundial da modalidade", afirmou Cavaco Silva na mensagem enviada a Rui Costa e que foi divulgada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

O ciclista português Rui Costa (Lampre-Merida) venceu no domingo pela terceira vez consecutiva a Volta à Suíça, depois de ganhar a nona e última etapa, que ligou Martigny a Saas-Fee, na distância de 156,5 quilómetros.

Rui Costa ganhou a primeira competição desde que se sagrou campeão mundial de estrada ao vencer a última etapa, que terminava com uma contagem especial de montanha, com 14 segundos de vantagem sobre o perseguidor direto, o holandês Bauke Mollema (Belkin Pro), e 24 sobre o terceiro classificado, o suíço Mathias Frank (IAM Cycling).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.