Os melhores ciclistas de Cabo Verde estarão a competir quinta e sexta-feira nas estradas da Boa Vista numa prova às duas etapas, envolvendo 14 concorrentes, integrado nas festividades do Município, que se celebram a 4 de Julho.

De acordo com o vereador do desporto da autarquia boavistense, Idilton Brito, a prova de ciclismo tem assegurada a participação de ciclistas provenientes dos concelhos de São Domingos, Santa Catarina de Santiago, Sal, São Vicente (dois) e da diáspora (Holanda) que se juntam a outros concorrentes locais.

A competição arranca esta quinta-feira com partida e meta em Lacacão num percurso estimado em 58 quilómetros para no dia seguinte os concorrentes pedalarem 50 quilómetros no itinerário Cidade/Bofareira/Cidade.

De acordo com a Associação Regional de Ciclismo, o vencedor será encontrado no somatório do atleta que completar as duas etapas em menor tempo.

A prova de ciclismo conta com a parceria técnica da Associação Regional de Atletismo da Boa Vista, pelo que Idilton Brito acredita que as atividades desportivas, iniciadas a 7 de Junho, caminham para o seu ponto alto, tendo ainda no centro das atenções a realização de um torneio internacional de Veteranos.

A prova denominada “Torneio Relâmpago”, que tem como palco o relvado do Estádio Municipal Arsénio Ramos, na cidade de Sal-Rei, vai ser disputada quinta-feira e tem como cabeça-de cartaz uma equipa dos antigos atletas boavistenses, residentes na Suíça.

Este torneio quadrangular conta, ainda, com a participação de um misto de Sal-Rei, de uma seleção constituída por atletas dos povoados de Rabil, Estância de Baixo e Povoação Velha, enquanto Norte e Bofareira se juntam para constituírem uma outra seleção.

Ainda para os próximos dias, a Câmara Municipal da Boa Vista promove provas de atletismo nas disciplinas de salto em altura e comprimento, na Praia Diante, provas de natação nas categorias seniores e juniores, regatas, enquanto a Praia Cabral vai acolher as tradicionais Corrida de Burro e Corrida de Cavalos.

Idilton Brito disse que o desporto tem sido um dos “pratos fortes” destas atividades do município, alegando que os municípios já foram contemplados com torneio de andebol, basquetebol, voleibol, jogos de mesas, uril, ringues e de uma variedade de modalidades.