O ciclista cabo-verdiano residente em Roterdão (Holanda), Renato Soares, sagrou-se hoje vencedor da V edição da Taça Ciclismo da Boa Vista, ao conquistar as duas etapas da competição que envolveu 14 concorrentes.

Nesta prova, organizada pela Associação Regional da Boa Vista, no âmbito das festividades do Município da Boa Vista e de padroeira Santa Isabel que se celebra anualmente a 4 de Julho, o jovem ciclista sanvicentino Kevin Rodrigues posicionou-se no segundo posto, relegando Vladmir Fonseca (Maio) para o terceiro lugar do pódio.

Idelfrides Soares (Sal), Nelson Miranda “Netcha”, da Boa Vista, e João Lopes, da Brava, fecharam o quadro dos seis premiados, sendo que os quatro primeiros classificados, garantiram, automaticamente, o passaporte para representar Cabo Verde na edição 2014 da Volta a Cacau, que se realiza no final de Agosto em São Tomé e Príncipe.

À Inforpress Renato Soares mostrou-se encantado pela forma como soube superar toda a concorrência, alegando que a prova acabou por corresponder a expectativa, mas explicou que nunca tinha passado por tanta pressão, desde que prática o ciclismo.

Especifica que desde que chegou a Ilha das Dunas todas as baterias estavam apontadas em sua direção, razão pela qual estava praticamente obrigada a vencer a competição.

Disse que agora vai regressar a Holanda para participar nas provas regionais para intensificar a sua estratégia para a representar o país na Volta a Cacau em São Tomé e Príncipe.

O presidente da Associação Regional de Ciclismo da Boa Vista, Marco Frush, destacou a qualidade dos participantes, alegando que os ciclistas apresentaram-se forte para esta competição, ao mesmo tempo que realçou a forma como a sociedade e os parceiros como a Polícia Nacional, Cruz Vermelha, Protecção Civil de entre outros envolveram nesta atividade.

No final da prova, o vencedor das duas etapas e da prova final, Renato Soares recebeu um cheque de 25 mil escudos, duas cestas básicas, um televisor plasmas e uma camisola oficial, sendo que Kevin Rodrigues ganhou 20 mil escudos ao passo que Vladmir Fonseca leva para cada um prémio monetário no valor de 15 mil escudos.

Os atletas posicionados de quarta a sexta posição foram presenciados com cinco mil escudos cada.

A primeira etapa realizou-se em Lacacão na distância dos 58 quilómetros, enquanto hoje realizou-se a etapa final – Sal Rei/Bofareira/Sal num percurso estimado em 50 quilómetros.

Ainda a nível desportivo, o dia está a ser marcado por provas náuticas como natação e regata na praia d’Diante, e corrida de cavalos e de burros na praia Cabral.