O ciclista português Rui Costa, campeão do Mundo de fundo, e a equipa italiana Lampre-Merida anunciaram esta sexta-feira terem chegado a acordo para prolongarem contrato por dois anos.

"Trago boas notícias. Não, ainda não assinei novo contrato com a Lampre-Merida, mas chegámos a um acordo para que isso aconteça a partir do dia 01 de agosto", como exigem os regulamentos da União Ciclista Internacional (UCI), lê-se no sítio oficial do corredor na internet, cujo vínculo atual vigora apenas em 2014.

Em comunicado, o grupo italiano manifesta a sua "satisfação" em anunciar o entendimento alcançado com Rui Costa e sublinha que se trata de "um passo importante para o futuro da equipa".

"Desde que entrei para a Lampre fui apoiado por todos. Aqui encontrei uma equipa motivada e pronta a trabalhar. Somos um grupo unido, que se ajuda mutuamente. É este sentimento de entreajuda e de estabilidade que me fez chegar a um acordo com a equipa e com os patrocinadores, para ficarmos juntos mais dois anos", acrescenta o corredor da Póvoa de Varzim.

Rui Costa, de 27 anos, lembra que tinha assinado contrato por apenas uma época, com o objetivo de que ambas as partes se conhecessem melhor.

"Sete meses passaram e só tenho a agradecer à equipa e aos patrocinadores o voto de confiança que me deram. Tenho uns colegas fantásticos, que me ajudam o máximo que conseguem e nada mais lhes posso exigir ou apontar, apenas dizer obrigado por tudo o que fazem por mim", afirma o terceiro do "ranking" do World Tour.

Rui Costa inicia no sábado a participação na Volta a França com o estatuto de chefe de fila da Lampre-Merida, ambicionando um lugar entre os 10 primeiros. Recém-vencedor da Volta à Suíça pelo terceiro ano consecutivo, o português venceu três etapas no Tour, duas das quais em 2013.

"Quero alcançar um bom resultado neste Tour. Seria perfeito se conseguisse um top-10, mas vamos deixar passar a primeira semana que é sempre muito nervosa e complicada e logo se vê. Não descarto lutar por uma etapa, caso tenha algum dia mau. A única coisa que prometo é que vou deixar tudo na estrada pela equipa, por mim, pelo meu país e todos os que me apoiam", conclui.