O ciclista luxemburguês Andy Schleck (Trek), vencedor do Tour2010, abandonou esta terça-feira a Volta a França antes do início da quarta etapa, em Le Touquet-Paris-Plage, devido a lesões provocadas pela queda que sofreu na véspera.

“Lamentamos informar que Andy Schleck não pode alinhar no Tour hoje. Os ligamentos e o menisco do joelho direito foram gravemente danificados pela queda no final da etapa de ontem. Ele vai viajar para Basileia para ser observado e, possivelmente, operado”, lê-se num comunicado publicado no Twitter pela equipa norte-americana.

Vencedor em 2010, por desclassificação do espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), e segundo classificado em 2009 e 2011, o luxemburguês de 29 anos sofre mais um revés na sua carreira, pautada nos últimos anos por insucessos na estrada e polémicas, como o alegado consumo de álcool, fora dela.

Andy chegava ao Tour2014 com o objetivo de ajudar o irmão mais velho, Fränk, na classificação geral.

O luxemburguês caiu nos últimos 30 quilómetros da terceira etapa e perdeu mais de um minuto. Depois da chegada a Londres, falou com os jornalistas no autocarro da Trek e aparentou estar com muitas dores.

“Estou muito desapontado por ter de vos dizer que não poderei alinhar na etapa de hoje. O meu joelho está muito magoado da queda. É um grande contratempo para mim”, escreveu Andy no seu Twitter.

O Tour aterrou hoje em solo francês, depois de três dias no Reino Unido, para correr a quarta etapa, disputada entre Le Touquet-Paris-Plage e Lille, na distância de 163,5 quilómetros.