O campeão do Mundo de ciclismo de fundo, o português Rui Costa (Lampre-Merida), atribuiu esta terça-feira o favoritismo à seleção espanhola nos Mundiais de Ponferrada, onde vai defender o título “sem nenhuma obsessão”.

“Ser campeão do Mundo é um sonho que concretizei, sinto-me feliz e realizado, mas irei a Ponferrada dar o máximo, sem pensar nos resultados. Revalidar o título seria perfeito, mas não é uma obsessão”, afirmou o corredor luso, à partida para a quarta etapa da Volta a França.

Assumindo-se concentrado na “Grande Boucle”, Rui Costa justificou o favoritismo da seleção anfitriã nos Mundiais, cuja prova de fundo vai ser disputada a 28 de setembro, destacando os dois “rivais” que superou no ano passado, em Florença.

“Os favoritos são corredores como Joaquim Rodríguez e Alejandro Valverde. Os dois estiveram no pódio em 2013 e vão lutar pelo ouro este ano. No entanto, não nos podemos esquecer de Nibali, Gilbert, Evans e muitos outros”, sustentou Rui Costa.

Sem conhecer o percurso de Ponferrada, o corredor natural de Aguçadoura, concelho de Póvoa de Varzim, disse apenas saber que “é duro”.

“Poderei ter alguma hipótese. Todos vão chegar muito bem fisicamente e o que vai marcar a diferença vai ser o aspeto mental, a motivação e saber ler a corrida”, frisou.

No Tour, Rui Costa testa a sua capacidade de vencer uma grande prova de três semanas, na estreia como chefe de fila de uma equipa.

“É a primeira vez que corro como líder numa grande, há que comprová-lo, nem eu mesmo sei até onde posso chegar. Quero ir dia a dia a dar o máximo. Seria perfeito se conseguisse ficar entre os 10 primeiros do Tour”, referiu.

Com a camisola “arco-íris” vestida, o poveiro reconhece que “os dias têm menos horas e na corrida os rivais controlam muito mais”.

Um dia depois de se ter encontrado com o treinador do Chelsea, o José Mourinho, o corredor elogiou ainda o compatriota Cristiano Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro de 2013.

“Para mim, quem chegou mais alto e leva o nome do meu país por todo o Mundo é o Cristiano Ronaldo. É o melhor desportista português”, rematou.