O ciclista britânico Chris Froome (Sky), vencedor do Tour2013, confessou hoje ter ficado “devastado” por ter sido obrigado a abandonar a 101ª Volta a França, no decorrer da quinta etapa, depois de ter caído.

“Estou devastado por ter desistido do Tour deste ano. Um pulso magoado e as condições complicadas tornaram quase impossível o controlo da minha bicicleta”, escreveu no twitter depois do final da etapa, ganha pelo holandês Lars Boom (Belkin).

Depois da segunda queda do dia – a página da Volta a França chegou a avançar que tinham sido três -, o vencedor do ano passado, de 29 anos, encostou a bicicleta e entrou no carro de apoio da Sky, onde cumpriu o resto da tirada até Arenberg Porte du Hainaut.

“Obrigada à equipa e ao staff por terem tentado fazer-me ultrapassar o dia de hoje. Desejo ao Richie Porte e à Sky o melhor para o resto do Tour”, acrescentou, nomeando o ciclista que o vai substituir como chefe de fila da formação que venceu as últimas duas edições.

O manager da equipa, Dave Brailsford, não soube precisar a extensão das lesões de Froome, mas informou que o ainda campeão em título voará para casa ainda hoje.

"Obviamente, são notícias devastadoras para o Chris e para a equipa, mas sabíamos que ia ser uma corrida difícil. Acreditávamos realmente no Chris e em que ele ia ganhar esta prova”, assegurou.

No entanto, Brailsford olha já para Richie Porte, “um ciclista muito capaz”, como um potencial vencedor.

“Selecionámos o Richie Porte como nosso número dois e hoje ele demonstrou grande habilidade e coragem, tal como o Geraint [Thomas] para enfrentar o empedrado da maneira que o fez”, considerou.

A última vez que um campeão em título teve de abandonar o Tour foi em 1980, quando o francês Bernard Hinault desistiu devido a uma lesão no joelho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.