O ciclista espanhol Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) é o primeiro camisola amarela do 37.º Troféu Joaquim Agostinho, depois de vencer hoje o prólogo de 7,6 quilómetros, disputado em Torres Vedras.

De la Parte completou o percurso em 09.25 minutos, com a elevada média de 45,829 km/h, batendo o russo Dmitry Shilov (Lokosphinx) apenas no desempate pelos centésimos de segundo.

O terceiro classificado foi Sergey Shilov, outro ciclista russa da Lokosphinx, que demorou mais três segundos do que os dois primeiros, e o quarto Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), o espanhol que ficou em segundo na Volta a Portugal2013, que precisou de mais quatro segundos.

O melhor português foi André Mourato (LA-Antarte), na nona posição, a 14 segundos do vencedor.

“O percurso era muito rápido, o que exigia que fosse efetuado em força. O vento batia de frente na fase final, o que tornou o prólogo mais duro. Não parti com o objetivo declarado de vencer, queria, antes de tudo, avaliar o meu estado de forma, depois de algum tempo a treinar no duro”, reconheceu o espanhol, momentos antes de subir ao pódio para envergar a camisola amarela.

Uma das aquisições da Efapel-Glassdrive para esta temporada, o ciclista de 28 anos, que foi 12.º classificado no campeonato nacional de contrarrelógio, prometei que a equipa vai tentar levar a liderança até ao final.

“Se não for comigo, que seja através de um companheiro de equipa”, acrescentou o líder da prova que serve como teste para os candidatos à vitória na Volta a Portugal, que arranca a 30 de julho.

Na sexta-feira, corre-se a primeira etapa da prova, uma ligação de 170,3 quilómetros, com partida de Manique do Intendente, às 11:45 horas, e chegada ao Centro de Transportes Rodoviários de Sobral de Monte Agraço, prevista para as 15:40 horas, com a meta a coincidir com uma contagem de terceira categoria.

Durante o percurso, o pelotão vai ainda encontrar uma subida de primeira categoria, no Alto de Montejunto, ao quilómetro 110,5, e uma escalada de terceira categoria, na serra da Vila, quando estiverem percorridos 150,9 quilómetros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.