O ciclista português Edgar Pinto (LA-Antarte) ganhou hoje a primeira etapa do Troféu Joaquim Agostinho, mas quem vestiu a amarela foi o espanhol Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), terceiro na chegada a Sobral de Monte Agraço.

A tirada de 170,3 quilómetros, entre Manique do Intendente e Sobral de Monte Agraço, foi animada por uma fuga de nove corredores, iniciada ao quilómetro 22, mas foi apenas nos derradeiros 500 metros que tudo se decidiu.

Aproveitando o facto de a meta coincidir com uma contagem de montanha de terceira categoria, Edgar Pinto arriscou e saiu disparado para a vitória na etapa, que concluiu em 04:27.02 horas.

O segundo foi Jordi Simon (Team Ecuador), a cinco segundos, e o terceiro Delio Fernandez, com o mesmo tempo, um resultado que permitiu ao galego vestir a camisola amarela.

“À entrada dos últimos 500 metros respondi ao ataque do homem da Team Ecuador, passei direto e venci a etapa. Vim para esta prova com intenção de perceber como me encontro. Hoje senti-me bem e agora vou tentar lutar pela camisola amarela e por preparar-me da melhor forma para a Volta a Portugal”, admitiu Edgar Pinto.

Para conseguir chegar ao topo da geral individual, o ciclista de Albergaria-a-Velha, que é terceiro a seis segundos do primeiro, terá de bater-se com Delio Fernandez e com o anterior comandante, Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), agora segundo classificado, a três segundos.

“Viemos para esta corrida para disputar a vitória. Chegar já hoje ao comando não era um objetivo, mas sabíamos que era possível. Para as próximas etapas, queremos defender a liderança, mas sabemos que não será fácil. O percurso do Troféu Joaquim Agostinho torna muito complicada a tarefa de quem quer defender a camisola amarela. Vamos lutar até ao fim, sabendo já que, pela demonstração de hoje, o Edgar Pinto é o adversário mais perigoso”, apontou Fernandez.

No sábado, disputa-se a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, um total de 147,5 quilómetros com início em Atouguia da Baleia e final no Circuito de Torres Vedras.

A meta está instalada Rua António Leal de Ascenção, à sétima passagem dos corredores, que também terão de subir sete vezes a serra da vila.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.