O ciclista espanhol Alberto Contador, que hoje abandonou a Volta a França devido a uma queda na décima etapa, fraturou a tíbia e vai ter de ser operado, indicou o diretor desportivo da Tinkoff-Saxo.

“Não é uma fratura grave, mas ele precisa de ser operado”, revelou Bjarne Riis, que contou que, nos 15 quilómetros que resistiu em prova depois da queda, o vencedor do Tour 2007 e 2009 lhe confessou que lhe doía tudo e que seria difícil continuar.

Contador foi submetido a radiografias na unidade móvel médica do Tour, tendo os exames revelado a fratura da tíbia.

“Ele está cheio de dores e está a levar pontos. Mentalmente está destruído. Estava na melhor forma da sua vida. Este era o seu Tour”, lamentou Bjarne Riis, que assumiu que o seu ciclista está destroçado.

Sem imagens para mostrar como ocorreu a queda, teve de ser o camisola amarela, o italiano Vincenzo Nibali (Astana), a explicar o que aconteceu.

“Foi uma queda incrível, consegui escapar por pouco. Numa descida, o asfalto não estava muito bem. O Contador ia atrás de mim, travei por precaução e ele ultrapassou-me. Tratei de seguir na sua roda, mas, nesse momento, caiu e vi-o a rolar pelo chão. Íamos a 60 km/h”, relatou.

O camisola amarela confessou que, por momentos, pensou que o Tour também tinha acabado para si.

Nibali contou que, num primeiro momento, depois da caída do espanhol, falou com o australiano Richie Porte, novo líder da Sky, e que decidiram diminuir o ritmo para esperar por Contador.

“Mas a fuga estava a ganhar muito tempo e tivemos de voltar a puxar”, justificou.

O outro azarado desta Volta a França, o vencedor de 2013, o britânico Chris Froome (Sky), escreveu uma mensagem de apoio àquele que, à partida em Leeds, era o seu grande adversário.

“Grande perda para o Tour. Recupera bem e espero ver-te na Vuelta”, disse o ciclista que teve de abandonar devido a uma dupla fratura resultante de quedas nas quarta e quinta etapas.

O terceiro da geral individual, Alejandro Valverde (Movistar), também desejou as melhoras ao seu compatriota, indicando que a queda de Contador se deveu a um breve escapar das mãos de guiador.