O ciclista italiano Vincenzo Nibali (Astana) reforçou hoje a liderança da geral da Volta a França, ao vencer a 13.ª etapa e somar o terceiro triunfo nesta edição, com Rui Costa a voltar ao “top-10”.

No primeiro dia nos Alpes, Nibali voltou a demonstrar que é o principal favorito à vitória em Paris, cimentando o primeiro lugar, ao chegar isolado ao alto de Chamrousse, com o tempo de 05:12.29 horas, e ao deixar o segundo classificado da tirada, o polaco Rafal Majka (Saxo-Tinkoff), a dez segundos, e o terceiro, o checo Leopold Konig (NetApp-Endura), a 11.

O português Rui Costa (Lampre-Merida) foi 15.º na meta, que coincidia com uma contagem de montanha de categoria especial, e subiu ao nono lugar da geral, graças ao colapso de alguns dos favoritos, como o australiano Richie Porte (Sky), o segundo à partida em Saint-Étienne que hoje perdeu mais de oito minutos.

Nibali lidera a geral com 03.37 minutos sobre o espanhol Alejandro Valverde (Movistar) e 04.24 minutos sobre o francês Romain Bardet (AGR2).

No sábado, há nova etapa alpina, com o pelotão a enfrentar 177 quilómetros entre Grenoble e Risoul, com passagem no ponto mais alto desta 101.ª edição, o Col d’Izoard.