O ciclista Rui Costa abandonou a Volta à França em bicicleta devido a uma broncopneumonia, falhando assim hoje o início da 16ª etapa da prova, informou a equipa Lampre-Merida.

A equipa adianta, num comunicado publicado na sua página na Internet, que Rui Costa, campeão do mundo de fundo, abandonou a Volta à França em bicicleta depois de ter contraído uma broncopneumonia.

Também o atleta, na sua página do Facebook, explicou que a bronquite de que sofria evoluiu para uma broncopneumonia e, por isso, o médico da equipa aconselhou-o a abandonar a Volta à França em bicicleta.

“A bronquite que tinha nunca chegou a passar e agora avançou para uma broncopneumonia. Já há uma semana que ando doente e o médico da equipa diz que é melhor que me retire do Tour”, disse.

O atleta contou que na segunda-feira, dia de descanso da prova, sentiu-se mal após o treino, com dores musculares e febre, tendo sido depois transportado ao hospital para fazer exames médicos.

“Fui levado ao hospital fazer um raio-x e o resultado foi este. Ainda esperámos para ver como despertava hoje para tomar uma decisão definitiva, mas sinto-me pior, como se tivesse sido atropelado por um camião. Felizmente detetámos a tempo de evitar lesões graves”, escreve Rui Costa.

Na mensagem deixada no facebook, Rui Costa lamentou o sucedido e pediu desculpa ao público, aos amigos, à equipa e à organização da Volta à França.

“Queria continuar mas o doutor fez-me entender e concordar que além de pôr em risco a minha saúde, posso pôr em risco a minha própria carreira, por isso tomamos esta decisão: vou abandonar o Tour”, sublinhou.

Eis a mensagem publicada na sua página no facebook.

"Bom dia amigos. Trago más notícias: tenho broncopneumonia!

A bronquite que tinha nunca chegou a passar e agora avançou para uma broncopneumonia. Já há uma semana que ando doente e o médico da equipa diz que é melhor que me retire do Tour. Por respeito a vocês que me apoiam e à organização da Volta à França queria muito partir hoje, mas o médico diz que não. Ontem no dia de descanso, após o treino, senti-me muito mal, com dores musculares e febre. Fui levado ao hospital fazer um raio-x e o resultado foi este. Ainda esperamos para ver como despertava hoje para tomar uma decisão definitiva, mas sinto-me pior, como se tivesse sido atropelado por um camião. Felizmente detectamos a tempo de evitar lesões graves. Queria continuar mas o doutor fez-me entender e concordar que além de por em risco a minha saúde, posso por em risco a minha própria carreira, por isso tomamos esta decisão: vou abandonar o Tour.

Peço desculpa a todos vocês amigos, à minha equipa e à organização da Volta à França, mas a minha saúde não me permite continuar.

Boa Sorte aos meus colegas para o que falta e a todos os portugueses. Estarei em casa a torcer por vocês.

Aquele abraço".

O ciclista norueguês Alexander Kristoff (Katusha) conquistou domingo a sua segunda vitória na 101.ª Volta a França, depois de ultrapassar nos 100 metros finais os fugitivos da 15.ª etapa.

Rui Costa cortou a meta ao mesmo tempo que o vencedor, na 25.ª posição, e 13º da geral, a 12,57 minutos do camisola amarela, o italiano Vincenzo Nibali (Astana).

Na segunda-feira, o Tour cumpriu o seu segundo dia de descanso, regressando à estrada hoje para uma longa maratona de 237,5 quilómetros entre Carcassonne e Bagnères-de-Luchon.

* Notícia atualizada às 09h20