O ciclista espanhol José Joaquin Rojas (Movistar) foi hoje expulso da Volta a França, no decorrer da 18ª etapa, a última dos Pirenéus, que ligou Pau ao alto do Hautacam.

Rojas, que estava no Tour para trabalhar para o compatriota Alejandro Valverde (Movistar), o vice-líder da geral, foi expulso pela organização por "abrigo prolongado" atrás de um veículo da caravana, na descida posterior ao Tourmalet, e terá de pagar uma multa.

A mesma sanção foi imposta ao carro do segundo diretor desportivo da Movistar, Vicente García Acosta, que também foi excluído definitivamente desta edição da prova francesa.

Em declarações à agência EFE, o diretor do Tour, Thierry Gouvenou, explicou que foram os elementos do colégio de comissários que acompanha a corrida que viram a infração e decidiram expulsar o ciclista.

"Viram-no agarrado a um carro da sua equipa durante um bom bocado e logo a seguir a refugiar-se atrás do veículo. É algo que só pode ser feito se não for por um período prolongado", esclareceu.

Apesar da decisão do colégio de comissários, Rojas cortou a meta e apresentou uma reclamação, que não foi atendida.

Thierry Gouvenou comentou que decisões deste tipo são "pouco habituais", mas não inéditas, lamentando que o ciclista tenha ultrapassado os limites.
"Sabemos que é delicado expulsar um ciclista a três dias do final, mas cometeu um erro e foi castigado", concluiu.