O ciclista português Rui Oliveira conquistou hoje a medalha de bronze na prova júnior de "scratch" dos Campeonatos da Europa de pista, que decorrem no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia.

Rui Oliveira, irmão gémeo de Ivo Oliveira, campeão europeu de perseguição individual, contou com a preciosa ajuda de Francisco Campos, que controlou a corrida e foi determinante para evitar o sucesso dos muitos ataques, deixando que a prova se decidisse no "sprint" final.

Aí, Rui Oliveira esteve com os melhores, sendo apenas batido pelo italiano Attilio Viviani, que ganhou, e pelo britânico Gabriel Cullaigh, segundo.

“A corrida foi mais dura do que eu estava à espera, praticamente não houve um momento de descanso durante as 40 voltas. O Francisco Campos foi decisivo, porque conseguiu pegar na corrida, quando uma fuga de um corredor polaco e um grupo intermédio ameaçavam a nossa estratégia. No final só tive de colocar-me para o sprint. Não foi o resultado que queria, pois tinha condições para ser campeão europeu, mas é sempre uma medalha”, disse Rui Oliveira, antes da subida ao pódio.

Já Francisco Campos, que finalizou no 23.º posto, confessou que a corrida foi muito difícil, mas mostrou-se satisfeito por ter cumprido aquilo a que se propôs, ou seja, ajudar o colega a conquistar uma medalha.

“Esta final foi muito tática e muito complicada de controlar. Tínhamos como estratégia levar a corrida para o sprint final, evitando que algum adversário ganhasse voltas de avanço. O Rui e o Francisco tiveram uma excelente leitura de corrida, sabendo quais os momentos em que era preciso trabalhar para que se cumprissem os nossos objetivos. Foi uma medalha muito difícil de ganhar”, assumiu selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

Portugal correu em todas as finais das provas de scratch, com Luís Gomes a ser 10.º, numa prova ganha pelo francês Benjamin Thomas.

Em sub-23 femininos, disputou-se uma final direta, com Marisa Santos a ser a melhor lusa, no 19.º lugar, enquanto Ana Azenha foi a 22.ª.

Ana Lopes também participou na final direta, na categoria de juniores, sendo a 13.ª classificada.