Um prólogo de 6,8 quilómetros nas ruas de Fafe inaugura hoje os 11 dias de competição da Volta a Portugal em bicicleta e vai definir quem será o primeiro camisola amarela da 76.ª edição.

O exercício individual contra o cronómetro dos 138 ciclistas inscritos começará às 15:03, com a saída do japonês Kota Sumiyoshi (Team Ukyo) e terminará cerca de duas horas depois, quando o dorsal número um, o espanhol Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) se fizer à estrada.

Apesar da presença da equipa de Sobrado ainda não estar confirmada, o vice-campeão de 2013 aparece na ordem da partida provisória do prólogo como último ciclista a partir do Parque da Cidade de Fafe, às 17:20 horas, arrancando logo depois do terceiro classificado do ano passado, o português Rui Sousa (Rádio Popular-Onda).

A OFM-Quinta da Lixa poderá não ser autorizada a iniciar a Volta, por não ter um diretor desportivo licenciado pela União Ciclista Internacional, depois da saída de José Barros na terça-feira.

Os ciclistas partem com um minuto de diferença entre si e terão de cumprir os 6,8 quilómetros entre o Parque da Cidade e a Avenida 25 de Abril em Fafe.

A 76.ª Volta a Portugal disputa-se entre hoje e 10 de agosto, num total de 1613,4 quilómetros, de Fafe a Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.