Alejandro Marque, o vencedor de 2013, não vai estar hoje à partida para a 76.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, mas não deixou de apontar, à Agência Lusa, quais são os seus favoritos.

Há um ano, “Alex” venceu a Volta a Portugal, cumpriu o sonho de assinar por uma equipa do WorldTour, a Movistar, antes de ver um positivo por betametasona lhe colocar a carreira em suspenso.

Ainda a aguardar uma decisão da Real Federação Espanhol de Ciclismo (RFEC), uma instituição que já habituou o mundo do ciclismo às suas demoras injustificadas (como aconteceu com o caso de Alberto Contador, que voltou a correr para depois perder na secretaria a vitória no Giro), Marque não está presente na Volta a Portugal porque nenhuma equipa arriscou contratá-lo sem saber se é inocente ou culpado.

“Pela primeira vez em nove anos não vou participar na Volta a Portugal. Vou vê-la desde uma perspetiva diferente. Seguramente, vou aparecer por aí para presenciar alguma etapa”, contou à Lusa.

O galego, de sorriso fácil, apontou o seu amigo Gustavo Veloso como um dos grandes favoritos à vitória final, indicando também Rui Sousa, Daniel Silva, ambos da Rádio Popular-Onda, Ricardo Mestre (Efapel-Glassdrive) e Luis León Sanchéz (Caja Rural), “dependendo se vem disputar ou preparar a Volta a Espanha”, como candidatos a ter debaixo de olho.

Marque, que sempre defendeu estar inocente e justificou o positivo por betametasona com infiltrações devido a uma lesão no joelho, continua a aguardar o desfecho do seu destino desportivo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.