Os irmãos gémeos portugueses Rui Oliveira e Ivo Oliveira, que venceram três medalhas nos Europeus de pista de juniores, vão participar nos Mundiais de ciclismo de pista, a partir de sexta-feira, com o apoio da Fundação do Desporto.

“O Rui Oliveira e o Ivo Oliveira são jovens atletas de elite, acompanhados pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) desde os sete anos de idade, com percurso, com resultados alcançados e com necessidade de apoio para que possam continuar a evoluir ao mais alto nível, junto dos melhores do Mundo. Nesta transição para a idade sénior, necessitam de apoio numa vertente – o ciclismo de pista – que coloca grandes exigências técnicas. O apoio da Fundação do Desporto impõe-se. É esta a nossa missão”, afirmou o presidente da Fundação do Desporto, Carlos Marta.

O apoio da Fundação do Desporto à presença dos irmãos Oliveira nos Mundiais, que vão ser disputados em Gwang Meyong, na Coreia do Sul, foi hoje anunciado em comunicado conjunto com a FPC, que realçou a ambição assegurar a presença de ambos nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020.

“Estamos perante grandes atletas, que nos últimos anos desenvolveram uma cultura desta modalidade, que têm carisma, que têm condições físicas inatas surpreendentes, mas que para competirem com os melhores do Mundo precisam das melhores condições técnicas e do melhor equipamento”, frisou o presidente da FPC, Delmino Pereira.

Ivo Oliveira sagrou-se recentemente campeão europeu de perseguição, em Sangalhos, tendo ainda conquistado o bronze em ommniu, depois de, em 2013, ter sido terceiro na corrida por pontos dos Mundiais, enquanto Rui Oliveira, também de 17 anos, venceu o bronze europeu em scratch, este ano, depois de ter sido prata, em 2013.

Nos Mundiais de juniores, na Coreia do Sul, Ivo Oliveira vai competir nas disciplinas de omnium e perseguição individual, enquanto Rui Oliveira vai alinhar na corrida por pontos e em scratch. Ambos vão fazer equipa em madison.