O português Ivo Oliveira conquistou hoje o título mundial de perseguição individual, nos Campeonatos do Mundo de ciclismo de pista de juniores, em Gwang Meyong, na Coreia do Sul.

Ivo Oliveira juntou o cetro mundial ao título europeu, que conquistou em julho, em Anadia, ao conseguir o registo de 3.18,905 minutos, batendo na final o neozelandês Regan Gough por 3,362 segundos, depois de já ter conseguido o melhor tempo nas qualificações.

“Foi uma performance incrível do Ivo, que fez uma corrida irrepreensível, só não liderando numa das voltas, a meio da prova. Este tempo, transposto para a pista de Anadia, bateria o registo do Ivo em Anadia, porque a pista coreana é, em média, dois segundos e meio a três segundos mais lenta do que a pista portuguesa”, explicou o selecionador português de ciclismo de pista, Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Rui Oliveira, irmão gémeo de Ivo, também subiu hoje ao pódio, conseguindo a medalha de bronze na disciplina de scratch, resultado idêntico ao que obteve nos Europeus, disputados no mês passado, em Portugal.

“O Rui esteve muito bem colocado ao longo de toda a prova. Nas últimas quatro voltas manteve-se sempre entre os seis primeiros lugares. Perdeu a medalha de ouro mesmo em cima da linha”, frisou Gabriel