O português Ivo Oliveira revelou hoje ter ficado motivado com o desempenho do irmão nos Mundiais juniores de ciclismo de pista, antes de conquistar o título mundial de perseguição, em Gwang Meyong, na Coreia do Sul.

“Ouvir o hino num Campeonato do Mundo ainda é mais especial do que no Campeonato da Europa. Pouco antes da minha prova, o meu irmão teve um grande desempenho que ainda me motivou mais”, afirmou Ivo Oliveira, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Ivo Oliveira juntou o cetro mundial ao título europeu, que conquistou em julho, em Anadia, ao conseguir o registo de 3.18,905 minutos, batendo na final o neozelandês Regan Gough por 3,362 segundos, depois de já ter conseguido o melhor tempo nas qualificações.

Antes da prova de Ivo Oliveira, o seu irmão gémeo, Rui Oliveira, também subiu ao pódio, ao conquistar a medalha de bronze em scratch, tendo sido superado pelo russo Sergey Rostovtsev, que se sagrou campeão do Mundo, e pelo dinamarquês Mathias Albrechtsen.

“Na entrada para a última volta resolvi arriscar. Podia ter-me resguardado mais, mas teria sempre o risco de ficar mais para trás. Foi um excelente resultado e agora vou concentrar-me nas provas seguintes, pois o Mundial só agora começou”, explicou Rui Oliveira.

No domingo, Ivo Oliveira vai iniciar a participação em omnium, enquanto Rui Oliveira vai participar na corrida por pontos e na prova de um quilómetro de contrarrelógio.