O ciclista espanhol Delio Fernandéz (OFM-Quinta da Lixa) disse hoje ter superado as expetativas pessoais na Volta a Portugal 2014, ao ser terceiro, sem mostrar arrependimento pela ajuda ao vencedor e compatriota Gustavo Veloso na Torre.

Na chegada a Seia, na sétima e etapa rainha da Volta, Delio seguia na roda de Rui Sousa (Rádio Popular-Onda), mas desistiu da fuga e esperou por Gustavo Veloso, "rebocando-o" até praticamente ao alto da Torre, numa estratégia que permitiu ao colega manter a camisola amarela.

"Sou um ciclista profissional e trabalho para um interesse comum, que era ganharmos a Volta. Claro que gostava de ganhar a etapa e vestir a amarela, mas o Gustavo era quem tinha mais hipóteses de vestir a camisola amarela em Lisboa", disse Delio Fernandéz, à entrada para o jantar comemorativo da equipa com os patrocinadores, hoje na Vila da Lixa.

O ciclista galego confirmou ainda ter chegado à Volta "num momento ótimo" de forma, mas insistiu na ideia de que "vinha com a ideia clara de apoiar o Gustavo, que era favorito e, além disso, como um pai" para si no ciclismo.

"Pensava talvez repetir o triunfo numa etapa, como aconteceu na época passada em Fafe, e, por isso, o terceiro lugar foi, se calhar, uma surpresa", sublinhou, insistindo em explicar o sucesso da equipa com "o valor humano" do grupo.

Sobre o futuro, Delio, de 28 anos, "correu" à defesa, deixando para "as próximas semanas ou meses" uma decisão, na certeza de que "gostava muito" de manter a companhia de Gustavo Veloso.

A Volta a Portugal de 2014 foi conquistada por Gustavo Veloso, que se impôs na classificação geral ao português Rui Sousa (Rádio Popular-Onda) e ao compatriota e companheiro de equipa Delio Fernandéz.