O ciclista português Ivo Oliveira concluiu hoje no 11.º lugar o concurso de omnium do Campeonato do Mundo de pista para juniores, que se está a disputar em Gwang Myeong, Coreia do Sul.

A prova de Ivo Oliveira - recente medalha de bronze nos Europeus - fica muito marcada por uma queda aparatosa no domingo, na corrida de eliminação - terceira das seis provas que compõem o omnium. Ocupava então o quinto lugar da geral, a quatro pontos da liderança.

Sem marcar pontos na eliminação, competiu diminuido fisicamente nas três corridas finais, o que se refletiu no total final, 118 pontos e o 11.º lugar.

O dinamarquês Casper Pedersen, com 200 pontos, é o novo campeão, enquanto que o segundo foi o australiano Sam Welsford, com 181 pontos, e o terceiro o coreano Jihun Kim, com 175.

“O Ivo fez os possíveis para se defender, mas apresentou-se bastante combalido, com as mazelas da queda da véspera. Deu o máximo, mas não conseguiu aplicar a sua potência máxima”, explicou no final do omnium o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Portugal encerra a participação no Campeonato do Mundo nesta terça-feira, com a dupla Ivo Oliveira e Rui Oliveira, irmãos gémeos, a competir na disciplina de madison, cuja final direta está marcada para as 9:30 (hora portuguesa).

A presença de Portugal neste Campeonato do Mundo regista já o título mundial de perseguição, conquistado por Ivo Oliveira, e a medalha de bronze conseguida por Rui Oliveira em scratch.