O ciclista norte-americano Tejay van Garderen é o novo líder da Volta ao Colorado, nos Estados Unidos, depois de vencer a terceira etapa na quarta-feira, na estância de esqui de Monarch Mountain, onde Bruno Pires foi novamente o melhor português.

Na subida final desta etapa de 156 quilómetros iniciada em Gunnison, o corredor da BMC impôs-se num duelo com Rafal Majka (Tinkoff-Saxo) quase a 3.500 metros de altitude. O polaco chegou com o mesmo tempo e passou a ser o segundo da geral, a 20 segundos do novo líder.

Tejay van Garderen, que desalojou do comando o compatriota Alex Howes (Garmin), cumpriu a etapa em 3:50.41 horas, enquanto Bruno Pires, colega de Majka, foi o melhor português do dia, terminando no 12.º lugar, a 1.18 minutos e imediatamente atrás do anterior líder.

Numa dura tirada, disputada na totalidade acima dos 2.000 metros e em que o pelotão "escalou" a Monarch Moutain duas vezes, por vertentes distintas, Bruno Pires reforçou o estatuto de melhor português na geral, subindo quatro posições, para 13.º, a 2.28 minutos do comandante.

Tiago Machado e José Mendes, da NetApp-Endura, cruzaram a meta em 38.º e 44.º, respetivamente, integrados num grupo que terminou a quase 13 minutos. Na geral, Machado é o 32.º, a 15.05 minutos, e Mendes o 48.º, a 30.34.

"Mais um dia no paraíso montanhoso do Colorado. Não fosse a alta altitude e podia desfrutar um pouco mais da prova, mas como não é esse o caso vou todo o dia acima das minhas possibilidades. Tentei ir para a fuga, joguei todos os meus trunfos nisso, mas sem sucesso. Depois entrámos na montanha e, como entrei mais justo, 'fiquei a pé', sem forças para seguir o grupo de 20 unidades que ia na frente", disse à Lusa Tiago Machado, agradecendo o trabalho de "reboque" de Mendes.

Hoje, disputa-se a quarta etapa, que terá partida e chegada em Colorado Springs e será um permanente sobe e desce ao longos dos seus 113 quilómetros, num circuito desenvolvido junto da cidade.