O luxemburguês Laurent Didier (Trek Factory) venceu sexta-feira ao “sprint” a quinta e antepenúltima etapa da Volta ao Colorado, numa tirada em que o português José Mendes (NetApp Endura) foi quinto.

Didier foi o mais rápido entre o grupo de três fugitivos que conclui isolado esta tirada marcada pela chuva e o frio, completando os 167 quilómetros em 3:50.38 horas, o mesmo tempo do colombiano Janier Alexis Acevedo Calle (Garmin-Sharp) e do canadiano Rob Britton (SmartStop).

José Mendes acabou em quinto nesta etapa entre Woodland Park e Breckenridge, a 1.11 minutos do vencedor, uma prestação que o português esperava ser, mesmo assim, melhor, embora tenha ficado satisfeito com a corrida de sexta-feira.

“Hoje passámos no ponto mais alto deste USA Pro Challenge, a mais de 3.500 metros, e para agravar ainda vimos umas condições climatéricas muito difíceis. Foi bastante difícil, mas estando na fuga acreditava que poderia chegar à vitória. Infelizmente, não foi possível, mas o quinto lugar acaba por ser motivador”, disse José Mendes à agência Lusa.

Bruno Pires (Saxo-Tinkoff), terminou em 20.º, a 2.06 minutos do primeiro, mas subiu uma posição na geral, para 12.º, agora a 3.01 minutos do camisola amarela, o norte-americano Tejay van Garderen (BMC), que sábado foi nono.

Tiago Machado (NetApp Endura), que acabou a etapa em 57.º, a distantes 8.50 minutos do vencedor, também se queixou à Lusa das dificuldades provocadas pelas condições atmosféricas adversas.

"Foi um dia que se esperava duro, complicou-se ainda mais devido às condições meteorológicas bem adversas... Como já estou arredado da luta pela geral restou-me tentar ganhar a etapa e, para isso, tem de se apanhar a fuga certa... Voltei a tentar, ainda andei em fuga alguns quilómetros mas a iniciativa foi anulada”, explicou Tiago Machado.

Apesar de tudo, Tiago Machado não ficou triste com a prestação de sexta-feira, em virtude do quinto lugar de José Mendes, seu colega de equipa: “o meu amigo José Mendes entrou na fuga e conseguiu um bom resultado. Acho que já o merecia há mais tempo, visto que tem sido pilar fundamental no que tenho feito este ano”

Este sábado disputa-se a sexta e penúltima etapa, um contrarrelógio de 16,1 quilómetros em Vail, que termina com uma subida nos últimos cinco quilómetros e que pode definir o vencedor desta edição da prova norte-americana.