O ciclista português Bruno Pires (Saxo-Tinkoff) ascendeu sábado ao 10.º lugar da Volta ao Colorado, ao ser 13.º na sexta e penúltima etapa, um contrarrelógio individual, conquistado pelo líder, o norte-americano Tejay van Garderen (BMC).

“Sinto-me bem e é extremamente importante, pois dá-me a confiança que me estava a faltar há algum tempo. Sabia que estava num bom momento de forma e vinha com o objetivo de ter uma boa prestação”, disse à agência Lusa Bruno Pires, que gastou mais 2.34 do que Garderen a cumprir os 16,1 quilómetros.

Com este resultado, Bruno Pires fecha o “top 10”, a 5.35 minutos do ciclista da BMC, que está quase a repetir o triunfo de 2013, mas, ainda assim, pensa que “podia ter feito melhor”.

“Não era o líder para esta competição e houve dias em que tive de trabalhar para o nosso líder. A corrida ainda não terminou, mas o balanço é positivo, mostra que ainda consigo estar com os melhores e isso é importante para mim”, frisou.

O “top 10” tem dedicatória: “Este resultado é para os que têm estado comigo nos momentos menos bons”.

Quanto aos outros portugueses participantes na Volta ao Colorado, José Mendes (NetApp Endura) foi 22.º na etapa, a 2.59 do vencedor, e é agora 40.º na geral, a 33.21, enquanto Tiago Machado, da mesma equipa, está cinco lugares acima, a 26.41, depois do 46.º posto no “crono”, a 4.16.

“Mais um dia que passa... e que passe rápido o que ainda falta. Não encontro explicações para uma prova tão má da minha parte. Vinha com bons indicadores, mas a prova não correu nada bem”, lamentou à Lusa Tiago Machado.

Na geral individual, Tejay van Gerderen tem 1.31 minutos de vantagem sobre o seu compatriota Thomas Danielson (Garmin), segundo na geral e também no contrarrelógio, em que gastou mais 53 segundos do que o ciclista da BMC.