O ciclista australiano Michael Matthews (Orica) venceu hoje ao "sprint" a terceira etapa da Volta a Espanha, o que lhe valeu assumir a liderança da competição.

Os 197,8 quilómetros entre Cádiz e Arcos de la Frontera foram cumpridos pelo ciclista de 23 anos em 5:12.15 horas, batendo o irlandês Daniel Martin (Garmin) e o espanhol Joaquin “Purito” Rodriguez (Katusha).

Com este triunfo, Matthews, que já tinha vencido duas etapas na “vuelta” de 2013, tem agora quatro segundos de vantagem sobre o colombiano Nairo Quintana (Movistar) e 11 sobre o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que perdeu a camisola vermelha.

A etapa, que se iniciou no porta aviões Juan Carlos I, contou com várias fugas, sempre anuladas pelo trabalho da Orica, que conseguiu fazer de Michael Matthews o novo líder, após ser o mais forte no "sprint" dos últimos dois quilómetros de subida, respondendo ao ataque de Daniel Martin.

André Cardoso (Garmin) foi 28.º a sete segundos e subiu da 86.ª para a 38.ª posição, a 52 segundos do primeiro, enquanto Sérgio Paulinho (Saxo) foi 101.º a 2.18 e caiu do 40.º para o 90.º lugar, a 2.41.

Na terça-feira, disputa-se a quarta etapa, entre Mairena del Alcor e Cordoba, cumprindo-se 164,7 quilómetros.