O colombiano Nairo Quintana (Movistar), um dos grandes favoritos na Volta a Espanha em bicicleta, abandonou hoje a prova após cair pelo segundo dia consecutivo, numa etapa ganha pelo italiano Fabio Aru (Astana).

Quintana, vencedor do Giro este ano, viu-se envolvido na queda coletiva ocorrida aos 20 quilómetros da 11.ª etapa e já não retomou a corrida, ainda inferiorizado pelo acidente da etapa anterior, o contrarrelógio, em que perdeu mais de três minutos para os principais rivais.

O trepador colombiano da Movistar, que se queixava e dores no tornozelo e na anca, deixa assim o comando da equipa concentrado no espanhol Alejandro Valverde, segundo na etapa, que recuperou alguns segundos na geral para o chefe de fila da Tinkoff-Saxo, Alberto Contador, também espanhol, que conservou a camisola vermelha.

Entretanto, a Movistar já confirmou que Quintana tem fratura com deslocação da escápula direita e será operado já na manhã de quinta-feira, pelo que a época acabou para ele.

Valverde, Contador, o britânico Christopher Froome (Sky), Aru e o espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha) estiveram sempre bem colocados na subida final para o santuário de San Miguel de Aralar, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

A 1,3 quilómetros da meta alcançaram o último dos fugitivos ainda a tentar o esforço, o holandês Robert Gesink (Belkin), após o que Aru contra-atacou.

Na meta, Aru superou por seis segundos Valverde, Rodriguez e Contador e sete Froome, um resultado que lhe permitiu a subida ao sétimo lugar da geral, a 2.13 de Contador.

Valverde, que bonificou na meta, reduz a 20 segundos o atraso para Contador e o terceiro da geral continua a ser o colombiano Rigoberto Uran (Omega Pharma-QuickStep), a 1.08.

Ligeiras subidas na classificação para os dois portugueses em prova, André Cardoso (Garmin-Sharp) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo).

André Cardoso, 25.º na etapa, a 2.40, passa a ser o 23.º da geral (uma subida de três lugares), a 12.31. Paulinho terminou em 79.º, a 9.03 - na geral sobe cinco lugares, para 63.º (a 47.36).

Na quinta-feira, a 12.ª etapa desenvolve-se em torno de Logroño, em formato de circuito, e tem 166,4 quilómetros, divididos por oito voltas, com partida e chegada no centro da cidade.