A Volta a Itália de 2015 vai regressar a Madonna di Campiglio, a montanha que foi palco da expulsão do lendário ciclista italiano Marco Pantani em 1999, anunciou hoje a organização do Giro.

Os organizadores do Giro anunciaram hoje que a 15.ª etapa do Giro2015 será disputada entre Marostica e Madonna di Campiglio, onde a “corsa rosa” não ia há 16 anos, mais precisamente desde que Marco Pantani, que morreu de overdose em 2004, aí cortou a meta em primeiro lugar.

Depois de deslumbrar o público com a vitória na tirada que acabava na estação de esqui, “Il Pirata” foi controlado e o resultado, um valor de hematócrito superior aos 50 por cento permitidos (forte indício do consumo de EPO), levou a direção da corrida a expulsá-lo na manhã seguinte.

A expulsão do Giro, quando seguia vestido de rosa e já tinha arrebatado quatro etapas, traduziu-se na descida aos infernos do trepador italiano, que à data figurava como o sexto ciclista de sempre a vencer o Tour (1998) e ainda é o ultimo corredor a ter alcançado a dobradinha Tour/Giro.

A etapa será disputada a 24 de maio de 2015 e será seguida de um dia de descanso.

A 98.ª edição do Giro terá início a 09 de maio, em San Remo.