Alejandro Valverde (Movistar), terceiro na Vuelta e quarto no Tour 2014, vai liderar a seleção espanhola na prova de fundo dos Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada, na qual o grande ausente é Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

Valverde, que no ano passado foi terceiro no Mundial – ganho pelo português Rui Costa (Lampre-Merida) – lidera uma lista da qual também faz parte Joaquim Rodriguez (Katusha), segundo nos Mundiais disputados em 2013 em Florença.

Jon Izaguirre, Jesus Herrada, Imanol Erviti e Jonathan Castrovieho, todos da Movistar, Dani Moreno (Katusha), Dani Navarro (Cofidis) e Luis León Sanchez (Caja Rural), são os restantes elementos da seleção espanhola, cuja constituição foi hoje anunciada.

Contador, que no domingo venceu a Vuelta2014 e lidera a classificação mundial, já tinha anunciado a sua ausência dos Mundiais de Ponferrada, por considerar que há ciclistas mais adequados às caraterísticas do traçado da prova de fundo, marcada para 28 de setembro.

“O percurso do Mundial não se adapta em nada às minhas caraterísticas e acredito que podem ir outros corredores que ajudem mais. Prefiro deixar o meu lugar livre para outro ciclista. Preciso de descansar, o Mundial não entra nos meus planos”, assumiu o espanhol da Tinkoff-Saxo, durante a Vuelta2014.

Na prova de contrarrelógio, os representantes espanhóis vão ser Jonathan Castroviejo (Movistar) e Markel Irizar (Trek).

Os mundiais de ciclismo, competição na qual Rui Costa defende o título, vão ser disputados entre 22 e 28 de setembro, em Ponferrada, Espanha.