O Mundial de ciclismo Ponferrada2014 arranca hoje com a expetativa de ver se a Omega Pharma-Quickstep consegue o seu terceiro título consecutivo no contrarrelógio por equipas, no qual Nelson Oliveira (Lampre-Merida) será o único português.

Imbatível desde que a União Ciclista Internacional (UCI) recuperou a especialidade para o calendário dos campeonatos do Mundo, em 2012, a Omega Pharma-Quickstep, liderada pelo triplo campeão mundial de contrarrelógio, o alemão Tony Martin, é a favorita para sair com o ouro dos 57,1 quilómetros com partida e chegada a Ponferrada.

A equipa belga é a última a sair para a estrada, às 15:52 horas locais (14:52 em Lisboa), quatro minutos depois da australiana Orica-GreenEdge, prata no ano passado e oito após a britânica Sky, bronze em Florença2013.

A Lampre-Merida de Nelson Oliveira, o campeão nacional de contrarrelógio e o único ciclista português a ser convocado pela sua formação para lutar pelo título mundial, é a 17.ª equipa das 29 presentes a sair para a estrada, quando forem 15:04 locais (14:04).

Na única jornada da competição - que decorre entre hoje e domingo - na qual as seleções nacionais não são protagonistas, corre-se também o contrarrelógio por equipas feminino, na distância de 36,15 quilómetros.

Tal como a Omega Pharma-Quickstep no setor masculino, também a Specialized-Lululemon defende o título conquistado nas duas edições anteriores.