A ciclista portuguesa Daniela Reis, única representante feminina na comitiva lusa em Ponferrada2014, abandonou hoje a prova em linha dos Mundiais de estrada.

A correr pela primeira vez entre a elite, a jovem de Sobral de Monte Agraço, de 21 anos, não foi capaz de aguentar o ritmo das profissionais, passando logo 01.35 minutos atrasada na primeira passagem pela meta.

Mas a ciclista da Acreditar-AC Malveira mostrou ter perseverança, sobrevivendo até à quarta das sete voltas ao circuito de 18,2 quilómetros, antes de ser mandada parar pela organização – antes dela, já tinham saído de prova 40 das 134 ciclistas que alinharam à partida.

“Foi pena não nos terem deixado concluir a corrida. Infelizmente, as regras neste tipo de corrida são um pouco diferentes, o tempo de controlo é mais pequeno. Eu tenho noção de que estava a perder 02.30 minutos por volta para as principais atletas, mas nunca iriamos ser dobradas. Eu, pessoalmente, gostava que me tivessem dado a oportunidade de terminar a corrida”, lamentou Daniela Reis.

Ainda assim, a ciclista que pôs fim a quatro anos sem representação feminina nacional considerou que a experiência foi positiva.

“Acaba por nos dar a realidade do ciclismo e assim é que vamos aprendendo e saber o que temos de trabalhar para lá chegar”, concluindo, dizendo que espera que a participação nestes Mundiais de estrada seja “a primeira de muitas”.

O ouro foi para a francesa Pauline Ferrand, a prata para a alemã Lisa Brennauer, o bronze para a sueca Emma Johansson. A dupla campeã mundial em título cometeu um erro tático, arrancando cedo demais e terminando na décima posição, com as mesmas 03:29.21 horas da vencedora.