Os ciclistas Tiago Machado e Sérgio Paulinho, que representaram Portugal no Campeonato do Mundo de estrada, são dois dos nomes já confirmados para a “Subida à Glória”, que se realiza a 11 de outubro.

Além dos corredores da NetApp-Endura e da Saxo-Tinkoff, vão estar presentes Rui Sousa, segundo classificado da Volta a Portugal deste ano, e dos antigos ciclistas Venceslau Fernandes, Leonel Miranda, Firmino Bernardino e Paulo Ferreira, que comemora assim o 30.º aniversário da sua vitória de etapa no Tour.

Depois do sucesso da edição do ano passado, a Calçada da Glória volta a receber, a 11 de outubro, a partir das 20:00 horas, a difícil escalada no coração de Lisboa, que liga a Baixa de Lisboa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara) e que tem 265 metros de comprimento e um declive médio superior a 17 por cento.

A “Subida à Glória”, que reedita uma prova nascida em 1990, corre-se em sistema de contrarrelógio individual (seguido de duas eliminatórias, as meias-finais e finais) na calçada que serve de caminho ao Elevador da Glória.

Com inscrições limitadas a 300 participantes, entre os quais inúmeros consagrados das duas rodas, o objetivo desta edição é que o vencedor seja mais rápido do que Ricardo Marinheiro, nome destacado do BTT, que no passado estabeleceu o recorde em 39,77 segundos.

A “Subida à Glória” é uma corrida aberta à participação de homens e mulheres, a partir dos 16 anos. As inscrições estão a decorrer no site www.subidagloria.com.